domingo, 7 de setembro de 2014

A Visitação de um Clérigo em 1534 à Igreja de Santa Maria de Ferreira - Neves

A Visitação de um Clérigo em 1534 à Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira 
A história das terras de Capelins é conhecida desde a pré história, existe documentação referente ao estudo dos vestígios arqueológicos encontrados nesta Freguesia e, classificados por especialistas em arqueologia do IGESPAR e da Empresa de Infraestruturas de Alqueva - EDIA, quando foi efetuado o Levantamento Arqueológico e Patrimonial de Alqueva e de outros arqueólogos participantes no levantamento da Carta Arqueológica do Concelho de Alandroal. Alguns artefactos encontrados no levantamento arqueológico e patrimonial de Alqueva, são da idade da pré história, passando pelo período Neolítico e Calcolítico que, pode ser considerado entre 10.000 anos antes de Cristo até 3.000 antes de Cristo, e pelo período medieval,  até ao Cristianismo. Também foram encontrados vários povoados (Aldeias) daquelas épocas no Vale da Ribeira de Lucefécit e no Vale do rio Guadiana nesta Freguesia.
Conseguimos conhecer parte da história das terras de Capelins, através da consulta de documentos via on line no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), no Arquivo Distrital de Évora, Arquivo Distrital de Portalegre, Registos Paroquiais e, em livros de autores como Túlio Espanca e outros especialistas que, fizeram estudos arqueológicos nesta região. 
Conforme é descrito por Túlio Espanca, no ano de 1534 foi efetuada uma visita por um clérigo da Diocese de Évora, existindo um relatório, na Biblioteca Publica de Évora, (Livro da Visitação de 1534) à Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, a qual, parece que, estava edificada no lugar onde se encontram as sepulturas escavadas na rocha, junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves, mandada construir pela Família Riba de Vizela, cerca de 1262, donatários da Vila de Terena até Dezembro de 1312. 
Por analogia com outros relatórios dos Clérigos, com a mesma data, referentes a Paróquias vizinhas, (por exemplo do antigo Concelho de Monsaraz) a que já tivemos acesso, nesses relatórios, o inquérito era dividido em duas partes, na parte espiritual que se referia ao número de fregueses, quantos assistiam às missas, e o números de missas, e a parte temporal que era tudo sobre a Igreja, as Capelas existentes e seus comendadores, sobre as instalações gerais e mobiliário. O visitador, indicava o que tinha de ser corrigido e o limite em termos temporais. 
Assim, consideramos este documento muito importante para nos dar a conhecer como se vivia nas terras de Capelins nessa época de 1534. 
Pensamos que, o clérigo não encontrou a referida Igreja nas melhores condições, nem na parte espiritual nem na temporal, porque, parece-nos que, pouco tempo depois foi criada a Paróquia ou Freguesia de Santo António, com padroado real, ou seja, propriedade do Reino. 

Texto: Correia Manuel

Era neste lugar que ficava situada a Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira de 1314, sendo substituída pela Ermida de Nossa Senhora das Neves nos finais da centúria de 1600.



Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins, antes da reconstrução de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...