domingo, 26 de outubro de 2014

A Vila Medieval de Ferreira, descrita pelo historiador espanhol D. José Andrés Cornid y Saavedra

A Vila Medieval de Ferreira, descrita pelo historiador espanhol D. José Andrés Cornid y Saavedra


O historiador espanhol, D. José Andrés Cornide de Folgueira y Saavedra, que andou por Portugal entre 1754 e 1801, segundo os portugueses a verificar os melhores lugares para a entrada de uma invasão espanhola em Portugal, descreve a Vila de Ferreira, como pertencendo à Paróquia de Santo António de Capelins, com apenas uma Capela dedicada a Nossa Senhora das Neves. De facto, nessa época, a Igreja de Santo António e, a sede da Paróquia, situavam-se fora do espaço geográfico da Vila de Ferreira, era na Cabeça de Sina, termo (Concelho) de Terena.
Como sabemos, a Vila Medieval de Ferreira, correspondia ao espaço geográfico a sul das herdades da Boieira, Nabais e Sina, até ao rio Guadiana, tendo por limites laterais as Ribeiras do Lucefécit e do Azevel subindo desse lado, por onde é atualmente a Freguesia de Capelins até ao extremo da herdade de Nabais, ficando esta herdade, assim como a da Sina, fora da Vila de Ferreira, pertencentes ao Concelho de Terena, mas na Paróquia de Capellins.
A sede da Vila de Ferreira, Concelho, sem foral, era junto à então Igreja Matriz de Santa Maria (Neves), mas existiam vários Montes! 
O Alcaide, Juiz, Procurador, Escrivão e, Vogais da Câmara da Vila de Ferreira. eram escolhidos entre os homens bons da dita Villa e residiam em diversos lugares da dita Vila. 
Em 1799/1800, conforme afirma José Cornide, espião espanhol, ainda existiam 32 casas no local onde, a partir de 1314, foi fundado o Lugar de Ferreira. A partir de 1698, a configuração das herdades da Villa foi alterada, as herdades da defesa de Ferreira e de Bobadela foram doadas à Casa do Infantado e, as restantes passaram para o Reino, ou talvez para a Casa das Rainhas, sendo arrendadas a lavradores, continuando a Vila a ser administrada  pelo mesmo sistema anterior, até 1834 ou 1836. Conforme vestígios arqueológicos registados no IGESPAR, que condizem com o lugar referido na informação de José Cornide, ou seja, que ficava junto à Capela de Nossa Senhora das Neves a uma légua a sul da anterior Vila de Ferreira Romana do século I..


É esta a informação de José Cornide ao Reino de Espanha, antes de 1800











Monte de Ferreira 2
CNS:21046
Tipo:Habitat
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Idade Média e Moderno
Descrição:Habitat de época medieval-moderna onde foi identificada à superfície, na parte alta do olival e até junto do monte, cerâmica de construção e comum de tipo medieval. Uma lagareta de xisto e uma mó.
Meio:Terrestre
Acesso:Pelo caminho que conduz a Capela de Nossa Senhora das Neves.
Espólio:Cerâmica de construção e comum de tipo medieval. Uma lagareta de xisto e uma mó.
Depositários:-
Classificação:-
Conservação:-
Processos:7.16.3/14-10(1)
Trabalhos (1)
Bibliografia (0)


    Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins











    Sem comentários:

    Enviar um comentário

    Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

      Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...