sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A Freguesia de Capelins - Santo António


A Freguesia de Capelins (Santo António) 

Referência e localização geográfica da Freguesia de Capelins

A Freguesia de Capelins (Santo António), fica situada na parte sudeste do Concelho de Alandroal, numa zona planáltica delimitada a norte pela ribeira de Lucefécit e a sul pela ribeira do Azevel e pelo rio Guadiana, (atualmente Lago de Alqueva) e Espanha.
Esta Freguesia é constituída pelas Aldeias de Faleiros, Ferreira de Capelins, Montejuntos e uma pequenina parte da Aldeia de Cabeça de Carneiro.
Aparece, assim descrita por alguns autores: "Capelins, são aldeias de pão, gado, azinheiras e sobreiros em pastos ondulados, faz ainda não ter saudades da cidade e do barulho dos bares. Entre as terras de Rosário e de Capelins, há uma ponte que atravessa águas bentas chamada de Ribeira do Lucefécit. E o Lucefécit, por si só, que vira albufeira mais a norte, e que continua carregado de mistério, a começar pelo nome ímpio que carrega. Lucefécit parece vir, e vem mesmo segundo alguns investigadores, de Lucifer, o portador da luz que mais tarde veio a ser satanizado por quem mandava no cristianismo até passar ao exacto contrário do seu real significado: o senhor das trevas. Se há perguntas quanto à heresia que estes campos representam para algumas almas mais beatas, o Lucefécit tira-nos as dúvidas.
Aqui, nestas paragens sagradas, o que era pagão transformou-se no que ficou cristão, mas ainda é muito de cada um. Fiquei a conhecer o Alentejo do céu, por oposto ao Alentejo da terra que andei a fisgar nos últimos dias".
(adaptado de várias publicações na internet, por exemplo em: - https://avoltadeumportugalsemcrise.blogs.sapo.pt/ e outras). 
Quanto à situação geográfica mais pormenorizada, podemos iniciar no Lugar do Ribeiro dos Oregãos o qual,  desagua na Ribeira de Lucefécit junto no Lugar das Águas Frias e delimita as herdades, Defesa de Ferreira de Cima e Boeira, assim como, as Freguesias de Capelins e de São Pedro de Terena, cumprimentando, ainda, a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Alandroal na margem esquerda da Ribeira de Luceféit.
Descendo a Ribeira de Lucefécit, a mesma, marca a fronteira entre as Freguesias de Capelins e de Nossa Senhora da Conceição, até à sua foz, antes da construção do Grande Lago, nos Lugares do Aguilhão na margem esquerda e Azenhas D' El-Rei, na margem direita. Neste espaço geográfico a partir das Águas Frias, encontram-se os sítios das Neves, Ermida de Nossa Senhora das Neves, Bufo, Torre, Roncão e Azenhas D' El-Rei, cujo percurso consideramos muito interessante, não só pelos lugares arqueológicos que podem ser visitados, mas pela apreciação da flora e fauna e pela deslumbrante paisagem.
O espaço geográfico da Freguesia de Capelins, percorre o Grande Lago de Alqueva e fronteira com Espanha, desde as Azenhas D' El-Rei até ao Lugar do Gato, com passagem por lugares onde existiram muitos povoados pré históricos, e dos períodos do neolítico, calcolítico e, principalmente romano.
Do lugar do Gato a Freguesia de Capelins, faz fronteira com as Freguesias de Monsaraz e de S. Pedro do Corval, separadas pela Ribeira de Azevel, ocupada pelas águas do Grande Lago, até acima da ponte da Machôa e do Monte com a mesma designação, incluindo a herdade do Roncanito e do Azinhal Redondo até muito próximo da Aldeia de Cabeça de Carneiro, passando os seus limites junto da mesma, ficando o campo desportivo e algumas casas na Freguesia de Capelins. Os limites da herdade do Monte da Vinha coincidem com os desta Freguesia que, segue pelas Carvoarias até Santa Clara, onde, nas Fontanas, se encontra com as Freguesias de Santiago Maior que a acompanha lado a lado desde, muito antes da Aldeia de Cabeça de Carneiro até aqui, onde, também se abraça à Freguesia de São Pedro de Terena.
Das Fontanas/Santa Clara, segue de braço dado com a freguesia de São Pedro de Terena na direção da Aldeia de Faleiros, pelas Courelas, sendo limitada pelo Ribeiro entre esta Aldeia e, os Montes de Bacêlos e Abaixo, seguindo por esse Ribeiro até à Junqueira e, entre as herdades de Nabais e Boeira e, depois Defesa de Ferreira de Cima, chegando junto à Ribeira de Lucefécit, no lugar antes descrito.

Aldeias Ribeirinhas (18)

1.Alqueva
2. Amieira
3. Campinho
4. Capelins
5. Cheles
6. Estrela
7. Granja
8. Juromenha
9. Luz
10. Marmelar
11. Mina da Orada (Pias)
12. Monsaraz
13. Monte do Trigo
14. Pedrógão
15. Póvoa S. Miguel
16. São Marcos do Campo
17. Telheiro
18. Villareal



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...