sábado, 22 de novembro de 2014

Os Celtas e Celtiberos, no Outeiro dos Castelinhos, na Defesa de Ferreira de Cima

Os Celtas e Celtiberos, no Outeiro dos Castelinhos, na Defesa de Ferreira de Cima

Quando se pensava que, foram os Romanos o primeiro povo a fixar-se no Outeiro dos Castelinhos e planície nas margens da Ribeira de Lucefécit, onde fundaram a primitiva Vila de Ferreira, parece que, não foi bem assim, porque, conforme classificação, pelo IGESPAR, dos vestígios encontrados nesse lugar, os mesmos, remontam à Idade do Ferro, (Espólio dessa época), logo, mais de mil anos antes da chegada dos Romanos a esta região, estes, já tinham os lugares assinalados e aqui fundaram a dita Villa. Este lugar, localiza-se entre a estrada Ferreira - Rosário, do lado direito, antes da Ribeira do Lucefécit, junto à mina de ferro que lhe deu a toponímia (Ferraria = Ferreira):


Outeiro do Castelinho 2
CNS:13566
Tipo:Villa
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Idade do Ferro ((?)) e Romano (Finais do séc.I, inícios do séc.II d.C.)
Descrição:Sítio localizado próximo da villa fortificada Outeiro do Castelinho, onde se detectou à superfície concentrações de material romano: cerâmica comum e grande quantidade de escória de fundição. As sondagens efectuadas até ao momento, revelaram a presença de estruturas muito destruídas, e uma vala de função desconhecida. Não é ainda possível apontar para este sítio qualquer funcionalidade relacionada com a villa romana.
Meio:Terrestre
Acesso:O sítio localiza-se numa pequena plataforma, junto à ribeira de Lucefecit, e na base do esporão onde se encontra a villa fortificada do Oureiro do Castelinho. Estes dois loci (localizados na plataforma e no esporão), encontram-se separados por uma linha de água que desagua na ribeira.
Espólio:Idade do Ferro: 1 taça grande e 1 peça de fabrico manual grosseiro de lábio decorado por incisões. Romano: cerâmica comum romana de pastas grosseiras (malgas, panelas e potes); Época muçulmana (?):1 pendente de bronze que pode corresponder a uma mão de Fátima. No local recolheu-se ainda escória de fundição e um núcleo de quartzo hialino com vários negativos de lascas.
Depositários:ERA Arqueologia, S.A.
Classificação:-
Conservação:-
Processos:S - 13566, 7.16.3/14-10(1) e 99/1(089)



Vila Romana de Ferreira 

Foto: DGPC







Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...