quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

As Aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima

As Aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima 

O documento descritivo do Termo ou Concelho de Terena, que incluía as terras de Capelins, no ano de 1708, já se refere à Ermida de Nossa Senhora das Neves, mas nada refere sobre as aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima, logo, nesse ano ainda não deviam existir, encontramos Capelins, sem referência a aldeia, no registo de um óbito em 1712, do Padre Miguel Gliz Galego, mas há muito que existiam vários Montes, entre eles o Monte de Capelins, Monte do Foro, Monte do Carrão, Monte da Zorra, Monte da Talaveira, Monte da Amadoreira,  Monte da Galvoeira, Montes do Azinhal Redondo de Baixo e de Cima, Monte do Seixo e outros.
Como, na Villa de Ferreira, existiam doze herdades, entre elas, as herdades da Defesa de Bobadela e Defesa de Ferreira, doadas à Casa do Infantado em 1698, foi nesta última que surgiram as duas aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima no segundo ou terceiro decénio de 1700, porque, já constam no Dicionário Geográfico em 1747. 
Uma aldeia, geralmente começava por um Monte e depois, nas imediações desse,  surgiam outros, mas, podia levar alguns anos a desenvolver-se, por isso, as referidas aldeias, devem ter começado no início de 1700 e somente em 1747 aparecem no Dicionário Geográfico de todas as cidades, villas Lugares e aldeias, rios ribeiras e serras dos Reynos de Portugal e Algarve, como a seguir podemos verificar.


DICIONÁRIO GEOGRÁFICO OU NOTÍCIA HISTÓRICA DE TODAS AS CIDADES, VILLAS, LUGARES, E ALDEAS, RIOS, RIBEIRAS, E SERRAS DOS REYNOS DE PORTUGAL , E ALGARVE – TOMO I – 1747.

“S. ANTÓNIO. Freguesia na Provincia do Alentejo, Arcebispado de Évora, Comarca da Cidade de Elvas, parte della Termo da Villa de Terena, e parte da Villa de Ferreira: tem cento e dous vizinhos. Está situada em monte; descobrem-se della a Villa de Olivença, distante cinco léguas, Estremoz quatro, Évora-Monte cinco, Alandroal duas, Terena huma, Monsaraz duas, Mourão três, Xelles, no Reino de Castella duas, e Alconxel do mesmo Reino quatro léguas. Tem esta Freguesia, a parte da Villa de Ferreira, duas Aldeas chamadas Capellins de Cima, e Capellins de Baixo.
A Paróquia está fora de povoação: he seu Orago Santo António, que está no Altar mayor, com S. Bartholomeu: os collateraes são de Nossa Senhora do Rosário, com Nossa Senhora de Belem, e S. Joseph, e outro do Santo Nome de Jesus, com S. Bento, e S. Gregório. Tem huma Irmandade das Almas. O Paroco he Cura, de apresentação dos Arcebispos de Évora: tem renda cincoenta mil reis, pouco mais, ou menos. Na parte, que está no Termo da Vila de Ferreira, tem huma Ermida de Nossa Senhora das Neves, aonde acodem romeiros no seu dia de cinco de Agosto.
Os frutos, que recolhem os moradores desta Freguesia em mayor abundancia, são, trigo, cevada, e centeyo. Pelos confins desta Freguesia passa o rio Guadiana, e nelle recebe os rios Lucefece, e Azavel, que entrão nelle nos sítios de Roncão, e Gato”. 



https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif

Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...