sábado, 13 de dezembro de 2014

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves em Capelins

As Festas em Honra de Nossa Senhora das Neves em Capelins

 O registo mais antigo, sobre as Festas em honra de Nossa Senhora das Neves, é de 1747, onde é referido que, no dia 05 de Agosto de cada ano, a ela acodiam muitos romeiros de toda a região, mas,  também, no ano de 1799, o historiador espião espanhol José Andrés Cornide de Folgueira y Savedra, a ela se refere, assim como, ao Lugar de Ferreira, o qual, nessa data, ainda era constituído por 32 casas, durante a sua viagem ao Alentejo, esteve em Terena em 22 e 23 de Novembro de 1779, fazendo espionagem ao serviço de Castela, no sentido de encontrar os locais de fronteira de mais fácil acesso para uma possível invasão das tropas espanholas, que acabou por acontecer, Portugal foi invadido por forças espanholas a 20 de Maio de 1801. Foi uma guerra de curta duração que terminou a 6 de Junho desse ano, com perda do território, Olivença, por parte de Portugal.

As referidas Festas, são assinaladas desde aquela data mas, decerto, já se realizavam desde o início da fundação da Vila, em 1314, até à década de 1950, mas, sem descrição dos respetivos programas, embora saibamos pelos antepassados que o normal eram as cavalhadas, jogos, procissão, missa e bailes. Passaram-se muitos anos em que não se realizaram, até que, devido a existirem muitas pessoas com promessas para pagar a Nossa Senhora das Neves, constitui-se uma Comissão, e organizaram as referidas Festas nos dias 23 e 24 de Setembro de 1978, junto da Ermida, a qual, estava ainda em bom estado de conservação, foi caiada, a porta pintada e toda a área envolvente bem limpa.
O programa das Festas, foi composto por uma vacada num recinto improvisado, um baile à noite, atuação do Rancho Folclórico de Fazendas de Almeirim, a procissão com Padre, os Pendões e imagens de Nossa Senhora das Neves e Santo Isidro, acompanhada pela banda filarmónica do Redondo, que percorreu o espaço entre a Ermida e a cruz que se encontra a leste da tapada do Monte de Ferreira.
Durante as Festas, funcionou o Bazar onde foram sorteadas garrafas de licor, anis, brandy e outas bebidas e oferendas da população. Junto à Ermida, funcionou uma tenda com bebidas e petiscos, uma taberna ambulante do Ti José Russo de Ferreira de Capelins e, do Ti António Rato, de Montejuntos..
Durante a noite, não faltou energia elétrica, fornecida por um gerador alugado no Redondo.
A partir dessa data, tentaram conservar a Ermida, o melhor possível, até que, na 1 ª década de 2000, roubaram o sino e, por precaução, as imagens de Nossa Senhora das Neves, de Santo Isidro e Pendões, foram recolhidos na Igreja de Santo António, em Capelins. 

Procissão da Festa de Nossa Senhora das Neves em Setembro de 1978











Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...