domingo, 14 de dezembro de 2014

O Auge e Decadência do Lugar de Ferreira - Neves

O Auge e Decadência do Lugar de Ferreira - Neves 

O Lugar de Ferreira situava-se junto à atual Ermida de Nossa Senhora das Neves até ao alto do Monte de Ferreira. 
Antes da chegada da Casa do Infantado, em 1698, era neste local que se encontrava quase todo o casario, existiam apenas alguns Montes (Casais), em alguns lugares da Vila Defesa, como o Monte da Zorra, Monte do Foro, Monte de Capelins, Monte do Carrão, Monte da Talaveira, Monte da Galvoeira, Monte do Azinhal Redondo de Baixo e de Cima, Monte da Vinha, e poucos mais. Este casario, pertencia ao senhorio da Vila de Ferreira, o qual, entre 1433 e 1674 foi da família Freire de Andrade. 
Neste lugar, desses tempos, ainda podemos encontrar dois silos comunitários distanciados cerca de duzentos metros.
Pelo número de casas, indicadas em diversos documentos, estima-se que, nos finais da centúria de 1600, residiam neste Lugar de Ferreira, mais de duzentas pessoas. Porém, durante os anos 1700, devido à insegurança e, por as herdades da Defesa de Ferreira e de Bobadela terem passado para a Casa do Infantado e devido à construção do Monte Grande, em volta do qual, começaram a crescer as Aldeias de Capelins de Cima e Capelins de Baixo, decerto, por aforamento de terrenos, começando o declínio do Lugar de Ferreira. Conforme o registo de José Cornide, historiador e parece que era espião espanhol, que andou muitos anos por Portugal, dizem que, a espiar para o rei de Castela, cerca de 1800, apenas existiam 32 casas junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves e, daí em diante, foi sempre em decadência, até ao seu total desaparecimento. 

Forno das Neves, junto à Ermida - Capelins





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...