terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Gentes de Capelins - 1862

História de vidas de gentes das terras de Capelins - Clemente Rocha - 1862 

Na intenção de homenagearmos alguns dos nossos antepassados Capelinenses, vamos dar a conhecer acontecimentos, como, Batismos, Casamentos e Óbitos ocorridos nesta Paróquia nos séculos XVII, XVIII e XIX, através dos quais, também podemos saber a origem de Famílias que se instalaram nestas Terras de Capelins.
No assento do Batismo, que a seguir se transcreve, podemos concluir que, a Família Borges, de Montes Juntos era de S. João das Areias - Coimbra.

Batismo da Senhora Mariana Rocha, neta materna de António Borges, no dia 02 de Janeiro de 1862.

"Aos dois dias do mez de Janeiro do anno de mil oito centos e sessenta e dois pelas doze horas da manhãa na Igreja Parochial de Santo António de Capelins Concelho do Alandroal, Districto Euclesiástico de Évora, Diocese de Évora. eu o Presbitero Jerónimo de Jesus Maria Granja, Prior da mesma Freguezia Baptizei solenemente e puz os Santos Oleos a uma criança  a que dei o nome de Mariana, que nasceu às seis horas da noute do dia vinte e seis do mez de Dezembro do anno de mil oito centos e sessenta e um, filha legitima do nome e matrimonio de Clemente Rocha, jornaleiro, e de Clara Maria, recebidos nesta Freguezia, e Parochianos desta, moradores nos Montes Juntos desta Freguezia, neta paterna de Francisco Rocha e de Domingas Lourenço, todos naturais desta, e materna de António Borges e Maria Clara, naturais, elle de São João das Areias, Bispado de Coimbra, ella desta, foi padrinho João Baptista, casado, Seareiro e morador nesta Freguezia, e madrinha Mariana Maria, casada e moradora nesta, aos quais todos conheço serem os próprios. e para constar lavrei em duplicado o presente assento de baptismo que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo não assinaram por não saberem escrever. Era ut supra.
O Parocho, Jerónimo de Jesus Maria Granja " 








Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...