sexta-feira, 24 de abril de 2015

A Tragédia no Moinho do Roncão, em 1742

A Tragédia no Moinho do Roncão, em 1742

Um dos Moinhos situados na Vila de Ferreira era o Moinho do Roncão, na Ribeira do Lucefécit junto à foz do Ribeiro do Carrão na herdade com a mesma designação. Junto deste Moinho existiam pelo menos duas casa de habitação de apoio ao mesmo, onde morava João Roiz de Goes com sua mulher Esperança Maria e Família, a qual estaria feliz porque, esperavam mais uma criança, assim, chegou o dia 31 de Agosto de 1742 e, nasceu um rapaz, o qual, faleceu à nascença. 
Foi chamado o Pároco de Santo António, Padre António de Souza e Sylva, que se deslocou ao Moinho do Roncão, fez o batismo da dita criança em casa e, logo de seguida o seu funeral. A desgraça não acabou aqui, porque, a mãe, Esperança Maria, não ficou bem do parto e, apenas durou sete dias, ao sétimo dia, partiu, seguindo o caminho do filho, ou seja, faleceu no dia 07 de Setembro desse ano de 1742, numa casa do Moinho do Roncão.  

Roncão


   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...