sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins

A Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins

A Ermida de Nossa Senhora das Neves, monumento religioso, foi construída no último decénio de 1600, sobre as ruínas da Igreja Matriz de Santa Maria, mandada construir por D. Dinis, cerca de 1314. Aqui acudiam no dia 3 de Agosto, peregrinos de toda a região, incluindo de terras de Espanha, tal era a devoção por Nossa Senhora das Neves. Por aqui ficavam a rezar e a divertirem-se durante alguns dias.

A Ermida sofreu várias intervenções ao longo dos anos, entre as quais, a que está registada na calçada do adro de 1935.

Aparentemente, não tem nada dentro, puro engano, porque, decerto tem as ossadas retiradas das sepulturas que estavam no interior da Igreja Matriz e, também, sepulturas depois da sua construção. Como sabemos, nesta época os cristãos eram sepultados/as nas Igrejas.

Assim, pelo menos, em memória das pessoas que aqui estão sepultados/as, não devia estar abandonada e, ser recuperada quanto antes. Por quem? Vamos ver! 

A Ermida de Nossa Senhora das Neves foi recuperada no ano de 2019, por testamento da Senhora Vicência Moreira de Alandroal, mas filha do Senhor Manuel do Monte de Ferreira.


Ermida de Nossa Senhora das Neves - Capelins



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...