sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ermida de Nossa Senhora das Neves, em Capelins Santo Isidro o Lavrador

Ermida de Nossa Senhora das Neves, em Capelins
Santo Isidro o Lavrador 

Na Ermida de Nossa Senhora das Neves, em Capelins, existia a Imagem de Nossa Senhora das Neves (Virgem com o Menino), de madeira estofada e esculpida ao modo popular do século XVII, assim como, uma Imagem moderna da década de 1950, dedicada a Santo Isidro, Lavrador. Esta Imagem, estava num nicho aberto nesta mesma época e, decerto, oferecido pelos lavradores e pelo povo de Capelins, porque, Santo Isidro é o protetor dos lavradores e dos trabalhadores do campo, conforme podemos confirmar na história seguinte:

"Santo Isidro (Isidoro) nasceu em Madrid em 1070, filho de pais camponeses e muito pobres. A Isidro não foi permitido a frequência da escola, devido à extrema pobreza teve de começar a trabalhar no campo desde muito novo.
Foi a Igreja que substituiu a falta de livros, na ansia de conhecer as verdades da fé, todos os dias assistia à missa. 
Era notória a paciência nas contrariedades, o modo afável de tratar o próximo, a prontidão em perdoar ofensas, e à fidelidade nos patrões. A pontualidade no cumprimento dos deveres, o respeito e a modéstia e antes de tudo a grande caridade para com todos, assim, Isidro trilhava o árduo caminho da santidade.
Isidro transformava em oração os trabalhos mais pesados, oferecia tudo por amor ao seu Deus e para cumprir a sua vontade.
Enquanto lavrava, com o seu arado, o coração estava sempre com Deus, era tanta intimidade que, os outros trabalhadores e os seus patrões tinham a impressão de que ele estava em êxtase. O seu olhar era iluminador e as suas palavras cheias de ternura e mansidão.
O seu patrão chamava-se João de Vagas e soube sempre ser reconhecido ao seu mais ilustre servo Isidro que, obteve do seu patrão a autorização de assistir à missa todos os dias. Levantava-se de madrugada para cumprir as suas primeiras obrigações com Deus e com o seu patrão. 
Apesar da sua grande pobreza, dava tudo o que tinha aos ainda mais pobres e, sempre com o coração cheio de alegria.
Casou-se com Maria Turibia que, em tudo se parecia com o seu santo esposo.
O único filho do casal morreu ainda criança, e logo em seguida morreu a Maria Turibia, com fama de santa.
Um dia enquanto Isidro se detinha em contemplação e oração, o seu patrão foi ao campo e testemunhou o grande prodígio de ver um anjo a lavrar a terra.
Isidro adoeceu gravemente e faleceu na data exata que predisse a sua morte para a qual se preparou com todo o zelo, vindo a falecer no dia 11 de Maio de 1130, então com 60 anos.
Foram muitos os milagres que lhe confirmaram a grande santidade, sendo por todos muito amado.
Quarenta anos após a sua morte, o seu corpo foi transferido do cemitério para a Igreja de Santo André e, mais tarde, foi colocado na Capela do Bispo, sendo canonizado em 1622 pelo Papa Paulo V."


Santo Isidro. Lavrador




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...