quinta-feira, 28 de maio de 2015

As Procissões Religiosas em Honra de Nossa Senhora das Neves e de Santo António, em Capelins

As Procissões Religiosas em Honra de Nossa Senhora das Neves e de Santo António, em Capelins

O significado da palavra procissão é derivada do verbo latino procedere, e do substantivo processionis, que quer dizer: marchar, caminhar, ir adiante, saída solene, cortejo religioso, etc.

As procissões têm origem na Sagrada Escritura. A caminhada é um elemento muito importante na história da Salvação. No Livro do Êxodo, encontramos o povo que caminha rumo à terra prometida. O povo hebreu cumpriu, religiosamente, a ordem dada pelo Senhor e, uma vez tudo concluído, conduziu a Arca em procissão, numa caminhada de esperança, de louvor e de libertação, na presença de Deus. Também o Livro dos Números nos mostra as normas estabelecidas por Deus ao povo que caminhava. 

As primeiras procissões, dos católicos, surgiram no início do século IV, logo após a declaração de liberdade religiosa concedida pelo imperador Constantino. A partir daí as procissões realizaram-se/realizam-se em vários momentos e ocasiões. As mais comuns são: Via-Sacra, Semana Santa, Corpus Christi, procissões em honra dos santos padroeiros e de Nossa Senhora.

A Arca da Aliança, com seus querubins (anjos de ouro), não foi somente colocada num lugar de honra e destaque, onde se celebrava o culto, mas também levada pelos sacerdotes, solenemente, em procissão, dando voltas pela cidade, tocando trombetas. Foram, realmente, diversas procissões.

Por isso se fizeram/fazem caminhadas de louvor e agradecimento a Deus pelos Santos de cada Igreja, homenageando Santo Antônio, Nossa Senhora das Neves, ou outros Santos/as, cujas imagens são, a exemplo dos anjos de ouro na Arca, conduzidas para lembrar os heróis do cristianismo, pedindo também, a sua proteção para o inexplicável.
Assim se realizaram muitas procissões a Santo António, assim como, a Nossa Senhora das Neves, com tanta fé das pessoas, umas vezes pedindo auxílio para chover, porque o seu pão (cereais) estava a desaparecer devido à falta de água, outras vezes pedindo proteção contra epidemias que dizimavam populações.
Não existiam datas específicas para estas procissões, ao contrário das que integravam as Festas anuais em honra deste Santo/a, sendo o dia da procissão o mais importante da Festa.

Procissão a Nossa Senhora das Neves - 1978 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...