domingo, 31 de julho de 2016

Os caminhos do contrabando De Ferreira de Capelins - São Bento da Contenda (San Benito de la Contienda)

Os caminhos do contrabando

De Ferreira de Capelins São Bento da Contenda (San 

Benito de la Contienda) 

Numa noite muita escura do anos de 1970, saíram de Ferreira de Capelins os contrabandistas Ti António e Ti Manuel, levavam 30 Kg de café, cada um, ás costas, com destino direto à aldeia de São Bento da Contenda, no Concelho de Olivença. Quando chegaram, começaram a oferecer café e com grande surpresa ninguém queria comprar um único Kg. Vieram depois a saber que, antes da chegada deles, tinham andado uns contrabandistas da Mina do Bugalho a encher tudo de café. Assim, a solução seria seguir para outra aldeia mais afastada, mesmo que vendessem o café por um pouco mais, mas era muito doloroso fazer mais 10 ou 12 Km com a carga toda, mas tinha de ser! Quando iam de saída, apareceram dois senhores, um pouco estranhos, interessados em comprar o café todo! deu para desconfiar, um negócio assim tão bom! então está bem, combinaram o preço e dizem-lhe os compradores: - Comprarmos o café todo, mas só o podemos pagar amanhã. Pior ficaram, mas amanhã porquê? - Porque hoje não temos aqui o dinheiro e mais isto e mais aquilo. O Ti António pergunta ao Ti Manuel: - O que fazemos? - Não sei, mas podemos dormir por aí e amanhã se trouxeram o dinheiro, entregamos-lhe o café. Está bem, diz o Ti António aos compradores.
No dia seguinte, apareceram os compradores com um carro e fizeram sinal aos contrabandistas para descerem por uma estrada, afastando-se da aldeia. Eles desconfiados não se queriam afastar muito, mas com insistência dos compradores lá chegaram ao carro com o café. O Ti António foi entregar o café a um dos compradores e, quando levantou os olhos, estava o outro comprador com uma pistola apontada à cabeça do Ti Manuel e, logo de seguida deu dois tiros para o ar, deixando ao mesmo tempo o Ti Manuel que começou a correr o mais que podia, não querendo saber mais do café nem do companheiro. O Ti António sem medo, ainda insistiu para lhe pagarem o café, mas eles meteram o café no carro e fugiram a grande velocidade. O ti António voltou sozinho, até chegar a um lugar onde existia um Monte, ainda dentro de Espanha, no qual moravam uns idosos e, ainda longe começou a ouvir a voz muito alta do seu colega que não quis saber mais dele. Lá foi ter com ele, zangado, como não podia deixar de estar, porque, se eventualmente levasse um tiro, ali ficava sem ajuda ou morto. Tinha muita razão, por isso iam quase sempre dois a dois, se houvesse azar, o outro podia dar o alerta em Portugal. 
O Ti António esteve mais de oito dias sem ir a São Bento da Contenda (San Benito da la Contienda), mas como era uma pessoa muito audaciosa, lá voltou com outro companheiro, ao chegar, foi ao comércio de uma senhora idosa que vivia com uma neta, muito amiga dos contrabandistas portugueses, que faziam lá muitas compras de produtos para trazer de volta a Portugal e que já sabia o que se tinha passado, contado por outros contrabandistas que conheciam a situação, e perguntou-lhe: - António, já sabes quem te roubou o café? - Não, tu sabes? - Sei. - Foi um marroquino e um cabo da guarda civil, já reformado, roubaram-te e, foram-se embora daqui! Nada podemos fazer nada!

E, a vida dos contrabandistas de Ferreira de Capelins continuou como antes! Apenas houve troca de companheiro! 

São Bento da Contenda




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...