domingo, 31 de julho de 2016

A Genuína Rota do Contrabando de Ferreira de Capelins

A Genuína Rota do Contrabando de Ferreira de Capelins 

Episódio do contrabando junto ao Poço das Cobras em Capelins 
 



Numa noite escura pelas 22:00 horas, saíram de Ferreira de Capelins, do depósito de café, em Capelins de Baixo, dois contrabandistas o ti Manuel e o ti António, com 30 Kg de café às costas, a caminho das habituais localidades de Espanha, entre as quais, São Bento da Contenda, quando já tinham passado as últimas casas de Calados, diz o ti Manel para o ti António:

Ti Manuel: Eh António, esqueceu-me de uma encomenda muito importante lá em casa e tenho que a levar para Espanha, comprometi-me que a levava hoje, esperas aqui com as cargas que eu depressa lá vou! (O ti Manuel morava ali ao lado).

Ti António: Eh pá! Não esperava uma destas! Só tu! Assim, vamos atrasar a viagem! 
Ti Manuel: Deixa lá! Eu não demoro! Depois vamos mais depressa e recuperamos o tempo! Vá espera aqui! 
O ti Manuel arreou a carga e abalou a correr, ficando ali o ti António amagado e a escutar se ouvia alguns barulhos suspeitos! O ti Manuel, não se demorou nada, mas foi o suficiente para ser bispado pela Guarda Fiscal, que vieram no seu encalço sem se mostrarem. Chegou ao lugar onde tinham as cargas e, foram descendo o caminho para o poço das cobras, logo um pouco abaixo o ti António começou a ouvir passos de corrida, ficou alerta e disse ao ti Manuel:
Ti António: Tu não ouves uns passos de corrida? É mais de uma pessoa, de certeza que é a Guarda Fiscal, que te viram e vêm atrás de nós. 
Ti Manuel: Eu não ouço nada, não pode ser a Guarda Fiscal, tenho a certeza que ninguém me viu.
Os contrabandistas foram seguindo o seu caminho e, os passos cada vez se ouviam melhor, sinal de que estavam cada vez mais perto deles! O ti António, tornou a dizer ao ti Manuel que, era a Guarda Fiscal, mas já não dava para fugir, porque estavam mesmo muito perto! Estavam a chegar ao Ribeiro das Cobras e ouvem um grito: Alto aí, que é a Guarda! Caramba, já não nos safamos diz o ti António e, pararam logo, ainda carregados com o café. 
Guarda: Ah são vocês! Então o café é do amigo Tonico! 
Ti António: Sim, é dele!
 Guarda:  Pois é! Como é que agora fazemos isto? Não os podemos deixar abalar, é a nossa obrigação que está em causa! Por isso, vocês põem o café no chão e vão-se embora, nós levamos o café para o Posto (em Montes Juntos) e dizemos que deitaram a carga fora e fugiram e, fica tudo resolvido!
Ti António: Está bem, também andamos pouco! Vamos para casa deitar!
Descarregaram o café, voltaram para trás e ficou o assunto resolvido!
Contrabandistas: Boa noite, até amanhã!
Guardas: Até amanhã!
Os dois Guardas Fiscais carregaram com os 60 Kg de café até ao Posto de Montes Juntos com uma quase insignificante apreensão de café feita aos amigos contrabandistas de Ferreira de Capelins! No dia seguinte e todos os outros, passaram 3 camionetas Hanomag, carregadas de café até ao rio Guadiana pelo centro de Montes Juntos, nas barbas do plantão à porta do Posto! Parece ironia!...Mas é verdade, as camionetas levavam guia de transporte, os "burros" não! 

Poço das Cobras - Capelins 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...