sábado, 5 de novembro de 2016

As escadinhas do Pinheiro - Capelins

As Escadinhas do Pinheiro

Como sabemos, o acesso ao Monte do Pinheiro, a partir da ex-aldeia de Capelins de Baixo, por caminho mais direto era/é feito através de um lance de escadas em pedra (laje) conhecidas por escadinhas do Pinheiro, que são um símbolo que causam saudades a todas as pessoas que muitas vezes as subiram e desceram e até aqueles que poucas vezes o fizeram.
Estas escadinhas vieram aliviar o problema do acesso ao Monte do Pinheiro cerca do ano de 1946. Antes, os moradores e as pessoas que precisavam de se deslocar ao Monte do Pinheiro e não eram poucas, eram obrigadas a subir uma barreira íngreme e perigosa, ainda mais no inverno. A estrada para Montejuntos passava junto às paredes em frente das escadinhas, sendo mudada para o local que agora conhecemos e apenas mal empedrada há cerca de 70 anos e foi quando foram feitas as nossas escadinhas do Pinheiro, ou seja, como antes referimos cerca de 1946.  

Escadinhas do Pinheiro 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...