segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O ciclo dos enchidos III

O ciclo dos enchidos III 

Num dia do mês de Janeiro fazia-se a matança do porco, o trabalho iniciava-se antes das oito horas da manhã, embora a hora marcada com os/as ajudantes fosse pelas 08:00 horas, mas antes, ainda tinham que verificar se estava tudo no lugar certo, porque não podia haver falhas para não interromper o trabalho como estava planeado. 
Com tudo no seu lugar, então o passo seguinte era tirar o porco do chiqueiro, que muitas vezes não era nada fácil, até parecia que o animal adivinhava o seu destino, mas tinha que saír, nem que fosse à força, era levado até junto à banca e nesse lugar era agarrado pelas orelhas, cauda e patas e em força era deitado em cima da banca, tudo feito muito rápido. O homem com mais experiência passava-lhe uma corda pelo focinho e pela boca, pedia a faca e, se corresse tudo bem, ao fim de 15/20 minutos essa parte estava feita, se corresse mal, podia ser motivo de chacota na aldeia. Estava na hora do primeiro intervalo para um copito com petisco. A seguir, começava a tarefa de "musgar" (pelar) o porco, recuando no tempo, com "tojos" a arder, por partes, em cima do porco e logo de seguida tiravam a pele com as raspadeiras, mais tarde, já era com um maçarico a gaz, muito mais rápido e limpo. Depois de sair a pele, procedia-se à lavagem, regavam com água e ao mesmo tempo um homem esfregava o couro com um pedaço de cortiça, até o porco preto ficar branco e o porco branco, branco ficar! Mais uma tarefa concluída e mais um intervalo para um copito de vinho! 
A seguir, um especialista abria o porco e com cuidado e saber retirava tudo o que tinha dentro, colocando cada coisa no seu lugar, num alguidar, noutro alguidar, no tabuleiro e tentava não romper as tripas. Quando as tripas, já estavam no tabuleiro de madeira entrava imediatamente uma mulher ao serviço, com uma tesoura cortava as membranas entre elas de forma a ficarem soltas para mais tarde um grupo de mulheres as cortarem e lavarem no ribeiro ou ribeira mais próximo, porque serviam para fazer os enchidos! 
Depois do interior do porco estar limpo, era obrigatório ser pesado, porque ao fim de poucas horas toda a aldeia tinha de saber quanto pesou cada porco, para se tecerem os comentários sobre os motivos porque tinha pesado mais ou menos do que o de outro vizinho! Entretanto, já o lume estava cheio de tachos e panelas com vários petiscos para o almoço de todos os participantes no trabalho. Antes do almoço, o porco era acondicionado numa casa, ficando, de preferência, pendurado para escorrer e só mais tarde se fazia o "desmancho", entenda-se, fazê-lo em pequeninas peças! 
Depois do almoço, as mulheres lavavam as tripas do porco em lugares já habituais e os homens, já em número mais reduzido, continuavam a preparar as tarefas seguintes! 

Enchidos da net


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...