quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O ciclo dos enchidos IV


O ciclo dos enchidos IV 

Depois da lavagem das tripas do porco, o trabalho continuava em força. Os que ficavam em casa adiantavam tudo o que podiam, desde pelar muitos alhos, cortar as miudezas do porco para a rechina, que começava a ser feita imediatamente, porque tinha de ser servida ao jantar. 
A rechina fazia-se no dia da matança do porco, para se utilizar o sangue, o qual tinha sido misturado com um pouco de vinagre para não coalhar. As miudezas do porco eram compostas pelo fígado, bofe, coração e rins, (os rins ficavam de parte para misturar com os miolos do porco, numa boa iguaria). Num tacho de barro, com um pouco de banha derretida, juntavam-se as miudezas, antes cortadas aos bocadinhos, adicionavam-se os condimentos e deixava-se refogar. A seguir juntava-se um pouco de sal. Quando estivesse tudo cozido retirava-se um pouco de caldo e misturava-se com o sangue, para ficar desfeito. Ainda com o tacho ao lume a ferver, deitava-se o sangue aos poucos, mexendo sempre, para engrossar o caldo e cozer e ficava pronta a comer. 
A rechina era servida sobre sopas de pão numa grande tigela! 
Depois do jantar, ou até antes, começavam a "desmanchar" (partir o porco em pedaços, tradicionalmente bem definidos), sendo separados com mestria, os ossos, o toucinho e a carne para os enchidos. Enquanto os mais experientes faziam esse serviço, outros cortavam a carne em pedacinhos em cima de uma tábua, para dentro dos respetivos alguidares, das palaias (paios), chouriças, morcelas, cacholeiras, e farinheiras. Era uma grande noitada de trabalho, continuando na madrugada seguinte, a temperar a carne nos alguidares, fazer a manteiga de onde saíam os torresmos, salgar o toucinho e preparar os presentes compostos por uma panelinha de rechina e um jantar de carne (um osso com pouca carne, um bocadinho de toucinho e uns bocadinhos de barbela e entrecosto), que entregavam a famílias amigas ou seus familiares que ainda não tinham feito a matança do seu porco, mas depois faziam igual, ou já o tinham feito! 
A carne nos alguidares era devidamente temperada com muito sal, água e pimentão vermelho moído e ficava assim durante cerca de cinco dias, sendo vigiada diariamente e mexida diariamente, acrescentando sempre alguma água e sal. As farinheiras e cacholeiras, tinham um tempero diferente e, eram os primeiros enchidos da matança do porco, quase sempre um dia antes dos restantes! 

Enchidos 
Foto da net




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...