sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

O ciclo dos enchidos V

O ciclo dos enchidos V 

A carne do porco ficava nos alguidares cerca de 4 a 5 dias, separada conforme o tipo de enchidos a que se destinava, sendo mexida e adicinada água e sal todos os dias. Ao quarto dia, começava a preparação para encher a carne, (fazer os enchidos), preparavam-se as tripas do porco e as de vaca, entretanto compradas na mercearia, misturava-se a farinha no alguidar das farinheiras, procuravam-se os embudes, (objetos em metal que eram colocados no início da tripa para, por eles, se empurrar a carne para dentro), linhas e junça para atar e ligar as pontas dos enchidos, agulhas para picar os enchidos e sair algum ar acumulado, tesouras e outros apetrechos necessários. Logo a seguir começavam por encher as cacholeiras (feitas do fígado do porco), depois as farinheiras e no dia seguinte várias mulheres enchiam as chouriças, morcelas e palaias (paios). À medida que faziam os enchidos, estes eram colocados (enfiados) em paus para no final serem pendurados dentro da chaminé à altura de dois metros para apanhar o fumo do lume que era feito por baixo e tanto dava para aquecer a família como o fumo secava os enchidos, ou seja, curava a carne, que só ficava em condições de ser consumida depois de passar algumas semanas no fumeiro. As cacholeiras eram as primeiras a consumir e a seguir as farinheiras. As chouriças, morcelas e palaias (paios) levavam mais tempo a secar e por consequência, as últimas a retirar do fumeiro.
Quando os enchidos já estavam curados, bem sequinhos, eram guardados em panelas de barro, muito bem acondicionados e sempre vigiados, para serem consumidos ao longo do ano! 

Foto da net



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...