domingo, 29 de janeiro de 2017

O Baile da Pinha em Capelins

O Baile da Pinha em Capelins 

O Baile da Pinha realizava-se entre o Carnaval e a Páscoa, na Quaresma, num espírito cristão litúrgico.
O salão (Casão) era esplendorosamente decorado. Repleto de gente, chegava o momento solene da abertura do baile, com a chegada da corte real, Rei e Rainha do baile, acompanhados pelos respetivos vassalos e aias ou damas de honra. A fantasia e riqueza dos trajes dependiam muito da imaginação, do brio e da bolsa dos eleitos do baile do ano anterior. Esta festa assemelhava-se nalguns aspetos a um casamento.
Depois da entrada da corte no salão, o rei e a rainha instalavam-se no trono, mas logo de seguida inauguravam o baile da pinha, dançando só os dois, ao som de aplausos da multidão, a primeira peça do baile, enquanto os restantes elementos faziam círculo à sua volta.
A dança seguinte era executada pelas aias e pelos vassalos. Seguidamente dançavam os vassalos com as respetivas aias e os reis. Só depois de todas as danças, começava o baile para toda a gente. Havia bolos e bebidas oferecidos pelos participantes no baile da pinha. Faziam-se leilões como em todos os bailes e dançava-se alegremente até altas horas da noite.
Por volta das 4 horas da manhã, era chegado o momento de maior expetativa, de grande emoção. Tratava-se da "dança da pinha" ou "dança da fita". A enorme pinha de madeira encontrava-se pendurada ao tecto no meio do salão, envolvida por dezenas de fitas que pendiam. A dança da pinha podia durar uma hora e tinha por finalidade abrir a pinha.
Os vassalos e aias também podiam participar nesta dança. Ao longo da dança, o animador do baile anunciava, por ordem, o número do par, a pinha era descida à altura de se puxar uma fita. A dança durava até que " a fita premiada" acciona um mecanismo de abertura da pinha.
Era o momento de maior emoção, em que havia gritos de alegria e se aplaudia o novo rei e nova rainha, que abriam a pinha. Era o fim de um reinado e o começo de outro. Depois os novos eleitos davam início a outra série de danças. Estes escolhiam novos vassalos e novas aias e recebiam a coroa que lhes dava “poderes reais" para o baile da pinha do ano seguinte. 
Os bailes da pinha não eram bem iguais nas terras de Capelins e nas terras vizinhas, mas tinham a mesma finalidade, que era celebrar a alegria da antevisão da Ressurreição de Jesus na Páscoa que se aproximava. 

Foto net






Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...