segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Domingo de Ramos em Capelins

O Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo antes da Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos quatro evangelhos canónicos.

Em Capelins, no Domingos de Ramos, muito cedo, os paroquianos juntavam-se junto à Igreja de Santo António, para assistir à missa de Ramos e para benzer o alecrim com o qual, ainda nesse dia seriam feitas cruzes. Eram escolhidas canas com cerca de um metro e meio de altura, abriam-se uns orifícios um palmo abaixo do extremo superior e enfiava-se alecrim benzido nos lados e por cima por dentro da cana formando uma cruz que durante a tarde desse Domingo eram "espetadas" no chão no meio das searas e nas hortas, sempre viradas para o lado da Igreja de Santo António, com a finalidade das searas serem abençoadas e darem muito pão. Como referimos, principalmente os rapazes juntavam-se muito cedo junto à Igreja para antes da missa se realizar um jogo de futebol naquele espaço entre a estrada que vem do lado do Monte de Igreja e a que vem de Ferreira pelos Foros, era um bom campo de futebol com alguns penedos pelo meio e o jogo era quase sempre entre solteiros e casados!! Após o jogo de futebol era rezada a missa e no fim o senhor Padre benzia o alecrim, que algumas pessoas levavam e os montes que o "Ti José Madorna" e a "Ti Caleça" lá tinham e que logo a seguir ofereciam aos paroquianos, não ficando ninguém sem alecrim!

E era assim, a festa do Domingo de Ramos em Capelins!



Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém 

Foto net


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...