terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O Sábado de Aleluia e o toque dos chocalhos


O Sábado de Aleluia e o toque dos chocalhos

O sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, é o dia seguinte à Sexta-Feira Santa e anterior à Páscoa. É o último dia da Semana Santa, na qual os cristãos se preparam para a celebração da Páscoa. 
Para alguns cristãos, particularmente os católicos, foi neste dia que a Virgem Maria, como Nossa Senhora das Dores, recebeu o título de "Nossa Senhora da Solidão", uma referência ao profundo sentimento de solidão associado ao seu luto e tristeza. 
Nas terras de Capelins, no sábado de Aleluia, logo de manhã havia a missa na Igreja de Santo António e a seguir o Pároco chegava à porta larga (a que olha a ocidente) e benzia a rapaziada que estava formada em frente com os chocalhos ao pescoço, prontos a tocar em conjunto. Cada um levava o chocalho que podia arranjar em casa ou que alguém lhe emprestava, mas quanto maior melhor, os dominantes eram os "raboleiros" muito grandes usados nas vacas ou bois bem encorpados e que nesse dia se estivessem disponíveis eram os mais desejados. Quem não tinha um "raboleiro" levava um chocalho das cabras, ovelhas, porcos, perus, todos serviam. Só depois do Pároco fazer as benzeduras é que era válido tocar os chocalhos e ao fim de uns minutos ao sinal de um participante mais velho, paravam repentinamente e gritavam todos: "Jesus ressuscitou", porque o fundamento de tocar os chocalhos era para anunciar que Jesus tinha ressuscitado. A maioria da rapaziada não ligava este ato com a Ressurreição de Jesus Cristo e perguntavam aos mais velhos: - O que temos de dizer no meio do toque dos chocalhos? - Atão, temos de dizer às pessoas que "Jaju ruchitou". E porquê? - Porque se não dissermos isso, não apanhamos nada. Era essa a explicação possível. Assim se passava o sábado de Aleluia tocando os chocalhos às portas das mercearias, tabernas, montes e ruas da Aldeia e gritando, (os mais novinhos) "Jaju ruchitou" (Jesus ressuscitou) em troca de rebuçados, ervelhanas (abelhanas), ou seja amendoins a vulso, e alguns tostões, que eram trocados por rebuçados de meio tostão para darem mais quantidade. No fim do dia fazia-se a divisão das guloseimas que tinham sido conquistadas pelo grupo. 
O toque dos chocalhos no sábado de Aleluia era feito por vários grupos e rapaziada de diversas idades, que não se misturavam, existindo por vezes rivalidades entre os grupos, sobre os lugares onde cada grupo devia ir tocar os chocalhos, porque havia montes onde eram muito bem recompensados e quantos menos lá fossem, melhor seria para eles. 
Jesus continua a ressuscitar, mas esta tradição já foi!

Foto net


1 comentário:

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...