terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O ciclo do queijo I


O ciclo do queijo I

Desde sempre, Capelins foi terra de queijos, os quais, para além de serem muito bons, eram arte, vida, símbolos quase sagrados da cultura desta nossa Capelins.
Todo o trabalho era feito artesanalmente e começava muitos meses antes, logo em Setembro do ano anterior, tinham que apanhar o "cardo" (flor da alcachofra brava) passando um ou mais dias no campo a colher essa flor que depois colocavam a secar e era bem guardado para ser utilizado em Março, quando o leite de ovelha começava a estar disponível, depois dos borregos deixarem de mamar e serem separados das mães. 
A "Rouparia" era na maioria das vezes improvisada nas próprias casas de habitação, podendo empregar toda a Família, cada um com as suas tarefas. À noite tinham de pôr o "cardo" de molho em água em quantidade suficiente para fazer coalhar os litros de leite que recebiam na manhã seguinte e em alguns casos também à tarde. A partir das três/quatro da manhã começava a ordenha, (tirar o leite às ovelhas), e logo a seguir o leite era transportado para a "Rouparia" em cântaros de "lata" numa carroça ou numa burra, com muito cuidado para que não houvesse nenhum acidente, a matéria prima era rara, cara e não se podia desperdiçar. Ao chegar à "Rouparia" o leite era passado por "coadores" através de panos brancos sucessivos, muito bem lavados, que não deixavam passar nenhuma impureza para as panelas onde o leite se juntava com o "cardo". Depois nessas panelas era colocado junto ao lume de lenha (brando), para o calor ajudar o leite a coalhar, (engrossar, transformando-se numa pasta branca homogénea) e dela se faziam os queijos! (algumas pessoas coziam o leite ao lume e só depois, juntavam a água onde estava o "cardo" de molho, para começar a coalhar)! 

Foto net




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...