sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

O ciclo do azeite I

O ciclo do azeite I

A produção de azeite é uma tradição ancestral e nos países da bacia do Mediterrâneo é um saber que remonta a 3000 a.C.
Em Portugal, os vestígios da cultura da oliveira datam do "Código Visigótico" de 506 d.C., que punia quem arrancasse uma oliveira alheia. 
Nas terras de Capelins encontramos oliveiras centenárias em vários lugares e nos trabalhos de levantamento arqueológico e patrimonial do Alqueva, no alto do olival do Monte de Ferreira, perto da Ermida de Nossa Senhora das Neves, no lugar onde existiu a Villa de Ferreira Medieval, de 1314, foi encontrada uma lagareta de xisto e uma mó, a prova de que nos finais da Idade Média, embora de forma muito artesanal, já se fazia azeite por estas terras. Depois da construção dos Montes na Vila de Ferreira (da Casa do Infantado) em 1698, parece que junto dos mesmos, foram plantadas algumas (poucas) oliveiras, como no Monte de Igreja, Monte de Capelins, Monte do Meio, Monte do Pinheiro, Monte da Figueira, Monte dos Calados, Monte da Capeleira e de quase todos os restantes Montes! 
Porém, é já no século XX que surge a produção de azeite nas terras de Capelins, no Lagar da Casa Dias, que transformava a azeitona das suas herdades, Defesa de Ferreira e Defesa de Bobadela e trabalhava de noite e dia pelo menos dois meses!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...