terça-feira, 10 de janeiro de 2017

O ciclo do queijo II O Almece

O ciclo do queijo II

O Almece 

Almece é palavra de origem árabe, de almeiz ou al-meice ou ainda al-mîs, que significa "soro do leite". Trata-se de um regionalismo utilizado principalmente no Alentejo.

Depois da ordenha das ovelhas para o ferrado, o leite era transferido para cântaros de lata onde se fazia o seu transporte para a "Rouparia".
Na Rouparia, o leite passava para uma ou mais panelas, de preferência de barro, em cuja boca se preparava um coador constituído por um pano de linho, seguido de lã e por fim de linha. Deixando-se um abaulamento, os panos que constituíam um filtro eram atados e seguros à boca das panelas e ía-se deitando o leite a pouco e pouco ficando no coador as impurezas e interiormente o leite em condições de preparar o queijo. 
A flor do cardo, tinha sido colocada previamente de molho era bem pisada num almofariz de metal. Seguidamente a água em que o cardo tinha ficado de molho era coada misturando-se ao leite. 
Entre uma e duas horas depois o leite está coalhado formando assim a “coalhada” que vai ser espremida no cincho (forma) para fazer o queijo.
Durante esta tarefa escorria um líquido, o soro de leite ao qual se juntavam alguns pedacitos de coalhada e por vezes um pouco de leite. 
Depois de fervido, obtinha-se o almece onde se encontravam pequenas partículas de leite coalhado que se chamavam “borregos/as”.
O almece comia-se com pão migado e era muito apreciado pelos Capelinenses.


Almece





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...