segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Os bolos da Páscoa em Capelins

Tradições de Capelins
Os bolos da Páscoa em Capelins
Quando a Páscoa se aproximava, era uma azáfama muito grande, para fazer os bolos dessa época.
Todas as Famílias de Capelins, que não estivessem enlutadas ou com filhos na guerra colonial, faziam os bolos da Páscoa.
O bolo principal que se fazia em maior quantidade, para casa, e para dar nos presentes às Famílias enlutadas, era a rosca (feita a partir da massa do pão, ou faziam tudo igual até ao ponto onde misturavam à massa, manteiga, açúcar, um copo de aguardente e ervas doces).
Este bolo, tinha uma receita simples, que era escrita em papel e guardada em todas as casas de família, porque como os bolos só eram feitos de ano a ano, as mulheres tinham de consultar a dita receita não fossem esquecer algum ingrediente importante.
Em Capelins, também faziam outros bolos, entre eles uns chamados de amêndoa porque continham metade de uma amêndoa no topo, assim como os folares da mesma massa das roscas mas ornamentados com tiras de massa e com um, ou mais ovos cozidos em cima.
A farinha, açúcar, manteiga, e outros ingredientes eram amassados como se fazia para o pão, depois a massa fintava (levedava) cerca de quatro horas, depois faziam as ditas roscas e os folares, manualmente.
Entretanto, acendiam o forno, podia ser um forno privado ou o comunitário, marcado com antecedência, onde durante algum tempo ardia a lenha para o aquecer até atingir a temperatura necessária para cozer os ditos bolos.
Eram estes os bolos tradicionais na Páscoa, na Freguesia de Capelins, que davam muito trabalho às mulheres, uma vez que nesses dias, trabalhavam noite e dia.

Texto: Correia Manuel



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...