segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O ciclo do pão - VI

O ciclo do pão - VI 

No final do mês de Agosto a debulha dos cereais estava pronta, ou quase e a maior parte do trigo já tinha entrado nos celeiros. 
De manhã muito cedo pelas quatro horas da madrugada carregavam as carroças com 400/500/600 quilogramas de trigo, conforme elas eram puxadas por uma, ou duas muares (parelha) e seguiam a caminho de Alandroal ou Vila Viçosa, onde chegavam pelas 8/9 horas. Entregavam o trigo e voltavam às terras de Capelins, onde chegavam pelas 13/14 horas e com grande cansaço dos homens e animais. No entanto, durante a tarde ainda tinham de carregar a palha dos cereais, das eiras para a almiára, (monte retangular e bem delineado) a qual servia para alimentar as muares grande parte do ano. Na madrugada seguinte e enquanto tivessem trigo para vender no celeiro o trabalho repetia-se. Quando o trigo disponível para venda já se encontrava no celeiro, durante o mês de Setembro, antes da vinda das chuvas, tinham de tapar as almiáras com palha de centeio (tipo colmo) que era segura com agulhas feitas com duas varas de piorno atadas uma à outra pela rama e as pontas eram cravadas na palha de centeio obrigando-a a aderir à almiára, fazendo uma cobertura que não deixava entrar a água das chuvas durante o inverno, mantendo a palha em condições de alimentar as muares. Finalmente, aqui fecha-se o ciclo, do início do arranjo da terra para semear o trigo até à sua colheita, passando entretanto um ano e meio, de Fevereiro/Março do ano anterior (alqueve), até Setembro do ano seguinte, em que o trigo ficava disponível a ser feito em farinha e dela, o pão! 
Em 4 de Outubro, com algum dinheiro no bolso, os lavradores, seareiros e Famílias, íam à feira de São Francisco, na Villa de Redondo, fazer as compras de alguns produtos, roupas, (venda e compra de animais) e o que precisavam para quase todo o ano! Alguns lavradores e seareiros, não faltavam às Feiras de Santa Maria no dia 15 de Agosto em Reguengos de Monsaraz e à de Vila Viçosa no dia 29 de Agosto, porque também nestas feiras compravam e vendiam o gado (muares e outros animais), eram grandes feiras de gado!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...