quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Domingo de Páscoa em Capelins

Domingo de Páscoa em Capelins

A Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã. A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento. O Domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
A última semana da Quaresma é chamada de Semana Santa, a Quinta-Feira Santa comemora a Última Ceia e a cerimónia do Lava pés que a precedeu e a Sexta-Feira Santa relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo. 
Em Ferreira de Capelins, realizavam-se grandes bailes no Sábado à noite que só terminavam na madrugada do Domingo de Páscoa. Depois pelas 09:00 ou 10:00 horas, era rezada uma missa na Igreja de Santo António, mas antes dessa hora, à semelhança do Domingo anterior, (Ramos), realizava-se um jogo de futebol junto à Igreja de Santo António, no habitual campo de futebol que pouco mais servia além desses dois Domingos. À chegada do Pároco, acabava-se o futebol e alguns rapazes seguiam para a Igreja, outros ficavam por ali a conversar e outros voltavam para a Aldeia ou íam apanhar cogumelos (chamados tubarões), pelo planalto da Sina ou no Canto da Igreja, onde havia sempre muitos e bons (grandes petiscadas, fritos com ovos do campo). 
Após o almoço, que por ser Domingo de Páscoa era melhorado, já se podia comer carne depois de quarenta dias em jejum, acompanhado com algumas bebidas (vinho, gasosa, laranjada ou água) e bolos caseiros, da Páscoa.
À tarde, as raparigas e mulheres faziam algumas visitas aos familiares e amigas para passear e sair de casa e os homens faziam uma grande tardada de taberna em taberna, para cima a uma taberna, para baixo a outra taberna até à noite, continuando alguns a beber, conversar, cantar e jogar ao chito, até se esquecerem onde moravam.
Em Montejuntos durante o dia era muito semelhante, mas a noite era diferente, porque realizavam o baile da Páscoa, sempre muito bem afreguesado e que só terminava pela madrugada de Segunda-Feira! 
E era assim a Páscoa nas terras de Capelins!

A ressurreição de Jesus Cristo 
Foto net 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...