domingo, 26 de fevereiro de 2017

Dª Belmira do Monte de Santa Luzia, singela homenagem

Dª Belmira do Monte de Santa Luzia, singela homenagem

O Monte de Santa Luzia situa-se na herdade do mesmo nome, tendo pertencido até cerca de 1910 à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, mas a partir desta data, ou seja, sabe-se que entre 1900 e 1910 deixou de ser Freguesia sendo então integrada na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Alandroal. O Monte de Santa Luzia teve sempre uma forte ligação às terras de Capelins, embora existisse um grande obstáculo durante uma parte do ano entre essas terras, a Ribeira do Lucefécit, que nos invernos mais rigorosos impedia a passagem das pessoas entre as duas margens. Pensamos que, essa ligação se devia à localização do Lugar de Ferreira, que se situava junto á atual Ermida de Nossa Senhora das Neves, existindo uma curta distância entre esses dois lugares. A muitos/as capelinenses aqui foi garantido trabalho e, obviamente o seu meio de subsistência! 

Neste caso, o nosso objetivo é dar a conhecer o feito da Dª Belmira, pensamos que era proprietária e moradora no Monte de Santa Luzia, nos tempos da guerra civil de Espanha (de 17/18 de Julho de 1936 a 1 de Abril de 1939), devido às agruras dessa guerra, vinham a todo o momento, das terras nossas vizinhas de além Guadiana, mulheres e crianças a pedir auxílio alimentar. Como sabemos, toda a gente das terras de Capelins ajudavam como podiam, até na Casa Dias davam comida e dormida a grupos de crianças que por aqui apareciam! Mas, conforme se conta nas terras de Capelins, houve uma pessoa que se destacou nesse auxílio, pouco conhecida e muito menos reconhecida a sua bondade, foi a Dª Belmira, que chegou a fazer mais de uma cozedura de pão por dia para distribuir por essas mulheres e crianças esfaimadas e que quando entravam na herdade de Santa Luzia, decerto não passavam fome!

Ainda hoje, existe em Ferreira de Capelins, uma afilhada sua, com o mesmo nome!
Bem haja Dª Belmira de Santa Luzia!

Ao fundo: Monte de Santa Luzia 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...