quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Gastronomia das terras de Capelins
Açorda de tomate com carne frita
A açorda de tomate com carne frita, era um prato muito forte e que na maioria das casas das terras de Capelins, ia à mesa logo de manhã, ao almoço (pequeno almoço)! os trabalhadores/as saiam para o campo ou outra atividade, muito cedo, comiam uma bucha, ou seja um naco de pão com queijo, carne, passas de figo, marmelada ou outro conduto e pelas 8 horas almoçavam (pequeno almoço) a açorda ou sopa de tomate com carne frita! 

Açorda de tomate com carne frita: 

Ingredientes:
Manteiga de porco
alho
cebola
tomate
sal
toucinho
linguinça
farinheira
cacholeira
(ou outros enchidos)
batatas (optativo)

Põe-se uma tigela de fogo ao lume com uma colher de manteiga, frita-se o toucinho em pequenos cubos e a carne (enchidos) em rodelas! Quando tudo estiver frito, tira-se para um prato e fica de lado!
No pingo da carne e do toucinho faz-se um refogado com o alho, sal, cebola e o tomate! Depois de refogado vai-se deitando (de preferência) água quente até atingir a quantidade de caldo desejada! Estando pronta, deitam-se as batatas em rodelas no caldo, deixam-se cozer e arreda-se do lume!

Numa terrina ou tigela de barro, deitam-se as pequenas fatias de pão escuro (alentejano), mais duro do que mole, despeja-se o caldo da açorda por cima do pão e come-se acompanhada com as rodelas de carne frita e do toucinho!

Bom apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...