domingo, 12 de novembro de 2017

A identidade da Comunidade Capelinense

A Identidade da Comunidade Capelinense

Após vários anos de pesquisas sobre o passado das gentes e das terras de Capelins, concluímos que, a Vila Defesa de Ferreira existiu entre 1314 e 1836, podemos confirmar em vários documentos e, também nas Memórias Paroquias de 1758, escritas pelo Pároco Manoel Ramalho Madeira, o qual, escreveu que, nessa data, ainda existia a Vila de Ferreira, a qual, era uma Defesa, logo Vila Defesa de Ferreira, cujo dono era o senhor Infante (Casa ou Estado do Infantado). Assim, a Vila Defesa de Ferreira era, quase todo o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins, exceto Faleiros e as herdades de Nabais e Sina e, a Vila ou Lugar de Ferreira, como é designada em vários documentos de diversas Chancelarias reais, ficava junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves e, no alto em frente à dita Ermida, até ao Monte de Ferreira. Nesse alto, podemos ver os silos comunitários, ou cisternas, um deles, atualmente tapado com lenha, é semelhante a um pote de grandes dimensões, onde talvez guardassem cereais de reserva e esconderijo, para abastecimento da comunidade da dita Vila.

Em 1799/1800 ainda existiam 32 casas de habitação junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves! 
Para reconstrução da identidade desta comunidade com mais de 700 anos de história, temos de conhecer quem foram, como viviam em termos económicos e sociais, os lugares onde viviam, ou seja, a sua história, lendas, costumes e tradições. Pelo que, será esse conjunto de sementes que constitui a identidade da comunidade capelinense. 
Entre 1262 e 1314, estas terras faziam parte da herdade de Terena, mas já muito antes do domínio cristão, desde o período do Paleolítico, existiram vários povoados em todo o vale do rio Guadiana, com maior incidência entre o sítio do Bolas e Cinza e, entre o lugar da Moinhola e do Gato e, da Ribeira do Lucefécit, no outeiro dos Castelinhos, Roncão e Azenhas Del-Rei, assim como, noutros lugares desta Freguesia!
A Freguesia de Capelins ou Paróquia, em analogia com outras nesta região, parece-nos existir desde meados da centúria de 1500, porque a visitação do clérigo do Arcebispado de Évora em 1534, ainda foi à então Igreja Matriz de Santa Maria, nas (Neves) na Vila de Ferreira e parece que não foi a Santo António. 
Até 1793, esta Freguesia, designava-se de, Santo António Termo da Vila de Terena. Em 04 de Junho de 1793, num Registo de óbito escrito pelo Vigário António Pina Cabral surge Igreja de Santo António de Capelins, assim, Capelins é associada à Paróquia ou Freguesia. 
O referido Registo de Óbito, como outros que se seguiram, além da assinatura do Vigário, também têm as assinaturas dos seguintes moradores, que desconhecemos quais as suas funções, mas pensamos serem o Alcaide e Vereador da Câmara da Vila de  Ferreira: 
Gaspar Rodrigues Margalho (casou em Santo António em 06-06-1788)
Caetano José de Amaral (casou em Santo António em 14-10-1781). 

Correia Manuel

Lugar de Ferreira Medieval, hoje Neves, em Capelins


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...