domingo, 11 de fevereiro de 2018

História de vidas de gentes de Capelins

História de vidas de gentes de Capelins 
Quando alguns capelinenses com o mesmo apelido de outros, pensam, nada ter a ver uma família com a outra, concluímos que são muito raros os que têm razão! De verdade a separação das famílias pode ter-se dado há 4/5/6 gerações e obviamente, já se perderam os laços familiares! Também acontece, saber que um determinado familiar veio de uma localidade diferente da primitiva origem dessa família, mas não podemos esquecer que cada casal tinha 6/8/10 e mais filhos e alguns casavam em Terena, Santiago Maior, Rosário, ou noutra terras e anos mais tarde os seus descendentes voltavam às terras de Capelins, tinham o mesmo apelido dos que já cá estavam e, possivelmente nem se apercebiam que a sua origem era a mesma!

Veja-se como a Família Rocha (inicialmente Roxa) se implementou em Ferreira de Capelins, Montejuntos, Cabeça de Carneiro, Santiago Maior e outras localidades! 
Em 26 de Abril de 1738 nasceu António da Rocha, em São Pedro do Corval, filho de Domingos Antunes e de Natália Marques, que pensamos terem nascido entre 1710/15 com ligação a Santo António do Baldio (brevemente vamos continuar o ramo)! 
António da Rocha casou com Antónia Maria, também de São Pedro do Corval e foram residir para Santiago Maior (Aldeia da Venda) e, logo aí começaram a nascer os filhos/as, encontramos 2/3 mas devem ser mais! Poucos anos depois já se encontram a residir na Freguesia de Capelins, onde continuaram a nascer filhos/as, 1 filho/a em cada 2/3 anos! Assim, uns filhos eram naturais de S. Tiago de Terena e outros de Santo António de Terena (Capelins)! Os filhos/as de António da Rocha e de Antónia Maria começaram a casar muito antes de 1800, (veja-se as gerações que daí vêem), com filhos/as de outras famílias, por exemplo a Izabel Maria Rocha que nasceu em Santiago Maior em 5 de Janeiro de 1770 casou com Francisco Jozé Valente (Família Valente), mas como nesse tempo, geralmente era o apelido da mãe que passava para os filhos/as, logo todos os seus filhos/as ficaram com o apelido Rocha, como o Francisco José Rocha, cujos descendentes não deixaram mais esse apelido! 
É fácil imaginar como foi a multiplicação dos apelidos, neste caso, em cerca de 300 anos, uma vez que, os pais de António da Rocha nasceram há mais de 300 anos! 
Neste contexto, António da Rocha de São Pedro do Corval foi o povoador da família Rocha, por todas as localidades já referidas e decerto muitas outras. 
(Continuamos a seguir este ramo)

A Família Rocha vem de São Pedro do Corval para Capelins na década de 1770, via Santiago Maior! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...